Retrospectiva: Volkswagen Polo

cONHEÇA E RELEMBRE AS SEIS GERAÇÕES DO VOLKSWAGEN POLO

O Polo, um dos carros mais importantes da história da Volkswagen, teve sua produção iniciada em 1975 na Alemanha, chegando no Brasil em 2002. Devido ao seu grande sucesso, seu estilo serviu como base para outros modelos da marca alemã, como o Fox e o Gol.O Novo Polo, eleito o Carro do Ano 2018, é resultado de uma trajetória de mais de quarenta anos no mercado auto-mobilístico.

A nova geração do Polo representa a união do que há de melhor na modernidade em termo tecnológicos, além de representar fortemente a filosofia da Nova Volkswagen, porém sem deixar de lado a credibilidade e sucesso conquistados ao longo das últimas quatro décadas.

E, em comemoração a esse grande sucesso, preparamos uma retrospectiva das seis gerações do Volkswagen Polo. Confira!

 

POLO MK1 - 1975

O Polo MK1, ou Polo Mark I, foi a primeira geração, lançada em 1975 na Alemanha. Marcado pelo exterior compacto, de apenas 3.51 metros de comprimento, utilizava a mesma plataforma do Audi 50, e ganhou um primeiro facelift em 1979.

 

Polo mk 2 - 1981

2ª geração do Polo

segunda geração do Polo herdou a plataforma do original, assim como a sua largura entre-eixos , mas era maior em comprimento, 3,66 metros especificamente, além de ser a primeira a oferecer dois formatos de carroceria para o hatch.

polo mk3 gti e classic - 1994

Polo GTI, 3ª geração.

Com suas dimensões ampliadas (3,71 m de comprimento e entre-eixos a 2,40 m), a terceira geração veio com um design mais arredondado e sofisticado. O sedã dessa geração, o Classic, foi marcado pela estréia do Polo no Brasil, enquanto o Polo GTI veio para aprimorar a linha, trazendo freios maiores, rodas BBW e suspensão esportiva.

Polo mk4 - 2001

A quarta geração do Polo trazia faróis redondos e um visual mais sofisticado,  além de suas proporções generosas, agora com 3.89 m de comprimento e largura entre-eixos de 2.46 m, que permitiam conforto e comodidade. O Polo MK4 foi o primeiro a ser fabricado no Brasil.

 

POLO MK 5 - 2009

5ª geração do Polo.

A quinta geração foi marcada não somente pelo novo visual agressivo, mas também pelo reforço em sua segurança e pela adição de 6 airbags, recebendo 5 estrelas do Euro NCAP, conceituado programa de segurança automóvel da Europa. Apesar de ser um carro promissor, suas vendas não chegaram ao Brasil.

o NOVO pOLO - 2017

Novo Polo

A sexta geração  conta com motores  de 84, 117,  e 128 cv, e ficou 16,7 cm mais comprido, 10 cm mais largo e 10 cm maior na distância entre-eixos em relação à geração anterior (o MK4 que tomou continuidade no Brasil). Com fabricação nacional, o  Novo Polo, lançado em 26 de setembro deste ano, recebeu nota máxima em segurança, além de ser premiado o Carro do Ano 2018 pela Revista Auto Esporte.

Para saber mais sobre esse lançamento, leia também nossas outras matérias abaixo:

O Novo Polo

NOVO POLO VENCE FIAT ARGO E HYUNDAI HB20.

Lançamento do Novo Polo na Discasa 

 

 

Fontes: Auto Esporte / G1 / Carros Uol / Best Cars / Wikipedia

Gostou? Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *