Vai viajar? Saiba o que checar no carro antes de pegar a estrada

Julho chegou e, com ele, finalmente as férias!
Fé.ri.as: Dias que destinamos ao descanso, à pausa na rotina para restaurar nossa disposição e para viajar de carro desfrutando de belíssimas paisagens e boas conversas com amigos/familiares.
Mas antes de colocar o carro na estrada é preciso verificar se todos os itens estão em boas condições. Sendo assim, nós da concessionária Discasa preparamos uma listinha com o que você deve revisar no veículo para seguir o trajeto com tranquilidade:

1. Observe o estado dos pneus, certifique-se de que não estão gastos e calibre-os, incluindo o estepe, com a pressão ideal de acordo com a que está no Manual do Proprietário do Veículo. Uma dica importante é sempre encher os pneus quando eles ainda estão frios para evitar que o ar de dentro se expanda e diminua a pressão.

2. Verifique se o líquido do radiador, que mantém o motor refrigerado, e o óleo do motor estão em ordem. Se o óleo estiver em nível baixo, deve apenas ser completado com um lubrificante que já está sendo utilizado. Agora, se já estiver perto do prazo para troca, seja por tempo ou quilometragem, vale a pena fazer a substituição.

3. A condição da palheta do limpador de para-brisa, por exemplo, que pode estar ressecada ou desgastada, é de extrema importância. O esguicho do limpador, também, acrescido de um detergente próprio é necessário e indispensável para tirar resíduos que poderão grudar no vidro.

4. Cheque a bateria (elemento principal da parte elétrica) e o sistema de iluminação. Veja se faróis, lanternas, luzes de ré, de freio, seta, entre outros, estão ok. Alguns desses itens são obrigatórios por lei e podem te nortear em diversas circunstâncias, principalmente à noite.

5. O alinhamento e o balanceamento são cruciais para que todas as rodas fiquem paralelas entre si e no mesmo ângulo do volante. É bom realizar os dois procedimentos a cada 10.000 quilômetros, ou sempre que o carro tiver passado por algum impacto brusco.

6. O sistema de freios também merece atenção. Verifique o nível do fluído e se está dentro do prazo de validade. Caso o nível esteja baixo, você deve completá-lo, porém, se a coloração estiver muito escura, está na hora de trocar.

Utilize essas dicas antes de viajar, mas lembre-se que a mecânica do seu automóvel deve estar sempre em dia e não somente quando for pegar estrada!
Agora #partiu aproveitar a vida ao lado de quem te proporciona os melhores momentos.

Gostou? Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *