Câmbio automático

O câmbio automático é um sistema aplicado em automóveis, para a troca automática de marchas, realizada pelo sistema de transmissão, que identifica a relação entre a velocidade (km/h) e a rotação do motor (rpm) para decidir o momento correto para em que haja a mudança da marcha.

Este sistema oferece grandes vantagens em relação aos sistemas manuais tradicionais, muito mais facilidade e conforto na hora de dirigir, já que só ficam 2 pedais, acelerador e freio, para ter atenção, e a maior durabilidade do motor, já que o sistema é programado para a troca nos momentos corretos, evitando assim o desgaste.

As configurações são básicas e simples, normalmente, o câmbio automático apresenta as seguintes opções:

P - Park: para estacionar, recomendado para dar a partida e desligar o motor do automóvel. Bloqueia as rodas de tração.

R - Reverse: marcha-a-ré.

N - Neutral: ponto morto. Posição que pode ser usada ao dar a partida e desligar. Não bloqueia as rodas de tração.

D - Drive: para movimentar o veículo para frente, usado na maior parte do tempo de direção.

A Volkswagen oferece esse sistema em todos os modelos lançados recentemente e em alguns sucessos da marca: Amarok, Golf, Golf Variant, Jetta, Polo, Tiguan, Passat, Virtus. Mais novidades estão por vir. Em breve, quase toda a linha oferecerá esse importante item de conforto aos consumidores.

Gostou? Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •