A FÁBRICA TRANSPARENTE DA VOLKSWAGEN

O imenso parque público no centro de Dresden, na Alemanha, é famoso por sediar a Fábrica produtora de conhecimento da Volkswagen, a famosa fábrica transparente. 

 

A grande torre de vidro circular é uma das mais importantes estruturas da Volkswagen: conhecida como Fábrica Transparente é o estacionamento dos veículos produzidos, situando-se apenas a 25 minutos a pé do centro histórico de Dresden. A fábrica transparente da Volkswagen por sua imensa beleza já impressiona o visitante antes mesmo que chegue nela.

O design interior da fábrica revela o mesmo conceito de inovação que ocorre na arquitetura exterior. As enormes superfícies envidraçadas e no chão predominando o cedro canadiano, criam uma atmosfera agradável e luminosa, criando o ambiente ideal para a realização de dois estilos distintos de trabalho: a produção criteriosa e atenta do trabalho executado à mão e os processos da moderna produção industrial automatizada. Destacando que em virtude desse cuidadoso processo a fábrica torna-se silenciosa.

Na fábrica transparente, os veículos são montados em dois níveis, para, por um lado, estabelecer a ligação vertical entre os dois pisos e, por outro lado, abastecer  a linha de produção, foi instalado um corredor superior paralelo ao corredor em madeira. Através deste sistema de corredores de transporte, os veículos são transportados para o outro piso e para outros pontos do processo de montagem, onde se realizam operações como, o abastecimento que é realizado dentro da fábrica.

A Fábrica Transparente de Dresden conheceu uma nova vida desde que o grupo a converteu no seu “Centro para Mobilidade do Futuro”. Desde o início de 2016, a Fábrica Transparente tem recebido visitantes dos mais variados pontos do globo, sendo um marco incontornável nos roteiros turísticos da cidade. Ao todo, são cinco as áreas temáticas de exposição, que vão desde um grande espaço onde se explica tudo sobre a eletro-mobilidade e a digitalização do automóvel, até uma zona dedicada aos mais recentes avanços em sistemas de assistência à condução. As visitas funcionam apenas com tours agendados previamente, em inglês ou em alemão e duram cerca de 1h15 e custam € 7,00.

 

O futuro ao alcance de todos

O Grupo Volkswagen está passando por uma profunda transformação, um caminho no qual a mobilidade elétrica e a digitalização surgem como pilares estratégicos. É neste universo de mudança que a fábrica de Dresden assume um novo papel, já que aquele espaço tem mostrado a milhares de pessoas a visão do futuro da mobilidade, fazendo-o de forma interativa. A Fábrica de Dresden torna real a mobilidade elétrica,  com a produção da nova geração do e-Golf. O Golf com a mesma carroceria, porém todo elétrico.  Para isso,  modelo o elétrico surgirá no mercado com uma autonomia de 300 km.

O ano de 2020 será um ponto de virada. A Volkswagen está avançando nessa nova era com o desenvolvimento de uma inédita geração de veículos elétricos inovadores: a desbravadora Família I.D. Todos os veículos-conceito I.D. compartilham a nova arquitetura totalmente elétrica - desenvolvida como arquitetura comum - e o DNA de design exclusivo para mobilidade elétrica. Três modelos vão iniciar a Família: O I.D., I.D. CROZZ e I.D. BUZZ.

Tudo começará em 2020, com o compacto e visionário I.D. CROZZ - um SUV livre de emissões com tração integral. Outras características compartilhadas incluem autonomia entre 500 e 600 quilômetros com emissão zero, um conceito espacial de sala de estar ('Open Space'), a digitalização de todos os mostradores e controles e a integração de um modo de condução automatizada ('I.D. Pilot') opcional.

Tudo isso é possível conhecer na Fábrica produtora de conhecimento, a famosa Fábrica Transparente e este ano a Discasa teve o imenso prazer em realizar uma visita a este encantador lugar e aprender um pouco mais sobre o futuro da mobilidade.

Fábrica de Vidro VW
Um carro criado para grandes centros, totalmente Elétrico - Bulli.
e-up! Up elétrico

 

 

Gostou? Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •