Volkswagen-Up
Volkswagen-Up

up! x Mobi | Quem levou a melhor entre compactos

up! x Mobi foi o comparativo publicado pela Revista Auto Esporte entre os os veículos compactos com motor 1.0. Adivinhe quem levou a melhor?

Com o título "Comparativo: Fiat Mobi encara Volkswagen up!" a revista revela a superioridade do compacto da VW. Separamos aqui os trechos mais relevantes da matéria que pode ser lida na íntegra aqui.

"O up! nunca contou com a mesma força de marketing que o Mobi, mas é superior em praticamente todos os quesitos avaliados nesse comparativo. Além de andar mais e ser dinamicamente superior, é mais econômico, bem acabado e tem os menores custos de manutenção. O Volkwagen cumpre muito bem o papel de subcompacto urbano sem frustrar o motorista ou sacrificar demais em segurança e conforto e, apesar de estar a mais tempo no mercado, continua como o projeto mais moderno do segmento."

O comparativo se deu entre as versões intermediárias dos dois hatches: Mobi Easy On (de R$ 42.300) e Move up! (de R$ 42.590). Confira o resultado:

Desempenho e Dirigibilidade

Vencedor: up!

Olhando para essa dupla de 1.0, você pode desacreditar que eles andem bem. Mas é até surpreendente acelerar o up! pela primeira vez, tamanha sua desenvoltura em rotações mais baixas. Seja nas saídas de semáforos ou em ladeiras, o subcompacto da Volkswagen não exige drásticas reduções de marcha para deslanchar. Mérito do moderno motor 1.0 de três cilindros, que tem comando duplo de válvulas e rende até 82 cv de potência e 10,4 kgfm de torque, números mais do que suficientes para o carrinho de apenas 897 kg. A direção elétrica leve e direta somada ao excelente câmbio manual de cinco marchas tornam sua condução extremamente agradável.

Comparativo: Fiat Mobi e Volkswagen up! (Foto: Renato Durães)
COMPARATIVO: FIAT MOBI E VOLKSWAGEN UP! (FOTO: RENATO DURÃES)

Na pista de testes, foram necessários 16,6 segundos para o Mobi ir de zero a 100 km/h e 15,8 segundos para retomar de 60 km/h a 100 km/h. Já o up! fez o mesmo em 14,4 segundos e 14 segundos, respectivamente.

ESPAÇO E CONFORTO

VENCEDOR: UP!

Não dá para esperar amplo espaço interno quando o assunto é subscompacto urbano, mas os dois têm boas sacadas para aproveitar ao máximo o volume interno. O formato tipo caixinha empregado por ambos não é à toa: a verticalização da cabine permite acomodar quatro pessoas com bom espaço para pernas e cabeças. No up!, no entanto, os passageiros do banco traseiro se sentem mais confortáveis. O Volkswagen tem cerca de um centímetro a mais no comprimento. Todavia o entre-eixos é 12 centímetros maior, são 2,42 metros de um eixo a outro.

Com apenas 2,30 metros de entre-eixos, o Mobi o precisou sacrificar o bagageiro, que tem apenas 235 litros, segundo a Fiat. Mesmo com o uso do Cargo Box, compartimento para organizar pequenos volumes, o espaço é suficiente para levar, no máximo, uma mala média. No compacto da VW, a capacidade do porta-malas é de 262 litros, segundo nossa aferição. Também é diminuto, mas a prateleira removível que permite a criação de dois níveis para otimizar o espaço é mais prática que no concorrente.

ACABAMENTO

VENCEDOR: UP!

No up!, segundo a revista, tudo é mais racional. O interior é espartano e sua tática é investir na boa montagem e na funcionalidade. A ergonomia, por exemplo, é excelente. Os porta-objetos são mais versáteis que os do Mobi, que apresenta alguns deslizes na qualidade do acabamento. Na unidade avaliada, faltou esmero na cobertura da alavanca do câmbio e em algumas partes das portas.

EQUIPAMENTOS

VENCEDOR: UP!

Aqui a balança ficam bem equilibrada. Para justificar o preço de mais de R$ 40 mil, Mobi e up! saem da fábrica com ar-condicionado, computador de bordo, chave canivete com controle remoto, vidros, travas e retrovisores elétricos e som intergrado. O sistema de som do up! é melhor, apesar de ter praticamente as mesmas funções que do rival (entrada USB e auxiliar, Bluetooth e CD Player). Seu pareamento com o celular é mais rápido, assim como a leitura através do Bluetooth. O Volkswagen também é o único com direção elétrica, mais leve e direta que a hidráulica do Mobi.

Segurança

VENCEDOR: UP!

Tanto up! quanto Mobi trazem de série apenas airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD). O Volkswagen, no entanto, é o que freia melhor. A 80 km/h, ele precisa de apenas 25,8 metros para estancar por completo, enquanto o Mobi precisa de mais 1,5 metro para parar. Além disso, o up! é o único a possuir sistema de ancoragem de cadeirinhas Isofix e apoio de cabeças para os três passageiros do banco traseiro. O Mobi só conta com dois.

O up! conta com aços de alta e ultra resistência em sua fabricação e recebeu a nota máxima nos testes de impacto do Latin NCAP, sendo o primeiro compacto nacional a conquistar tal pontuação. Quanto ao Mobi, há poucas informações sobre sua estrutura e participação nas próximas baterias de testes do Latin NCAP. Como o subcompacto compartilha 70% de seus componentes com o Uno, incluindo a plataforma, podemos esperar por um desempenho semelhante nos crash tests (uma estrela para adulto e duas para crianças, sem airbag).

Consumo

VENCEDOR: UP!

Mais uma vez, o up! leva a melhor. Em nosso testes com etanol, o compacto de entrada da Volkswagen fez 10,6 km/l na cidade e 15,7 km/l na rodovia, enquanto o Mobi fez 9,1 km/l e 12,5 km/l, respectivamente.

Desvalorização, Manutenção e Consumo

VENCEDOR: UP!

Por incrível que pareça, a opção da Volkswagen também é o compacto mais barato de manter. O pacote com as três primeiras revisões saem por R$ 950, contra R$1.160 do Mobi, que também tem a cesta de peças mais cara: R$ 3.744, quase R$ 1 mil a mais que a pedida pelo modelo da Volkswagen, que sai por R$ 2.862.

O seguro do Fiat é o único custo mais em conta que o do rival. Tem um preço médio de R$ 1.520, enquanto o do up! é de R$ 1.850.

Interior VW up! (Foto: Fabio Aro)
INTERIOR VW UP! (FOTO: FABIO ARO)

Agora, melhor do que ler um comparativo é dirigir e comprovar por si mesmo. Venha fazer um Best Drive na Discasa.

Você pode fazer sua própria comparação vindo até a Discasa para fazer um teste Drive no up! TSI. Entre em contato agora mesmo!

Ligue para 16/3362-2500, contate-nos pelas redes sociais ou agende pelo nosso site www.discasa.com.br.

Gostou? Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sobre o autor

Discasa Social

A DISCASA é referência entre as concessionárias da rede Volkswagen por proporcionar a melhor experiência na compra e conservação dos veículos de seus clientes.

Ver todos os posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *