IPVA 2020: como pagar, preço e prazos

Quem possui um veículo sabe que o início do ano é o momento de pagar o IPVA. Mas você sabe exatamente como e quando quitar esse imposto?
Confira a seguir todos os detalhes que você precisa saber para realizar o pagamento:

O que é?

O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto anual pago pelos proprietários ou possuidores de veículos. O valor do IPVA é calculado com base no valor do veículo e sua quitação é um requisito para o licenciamento.

Onde pagar?

O IPVA pode ser pago através da rede bancária autorizada (guichê do caixa, autoatendimento, internet banking, débito agendado) nos bancos Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Citibank, Santander, Safra, e nas Lotéricas Caixa, utilizando o código RENAVAM constante no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos – CRLV. É possível também efetuar o pagamento por meio de boleto bancário.

Preço

O preço do IPVA é calculado de acordo com cada carro, variando de 0,5% até 4% do valor venal do veículo. Esse valor é determinado pela tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), a qual leva em consideração ano/modelo, versão e motorização.

Desconto e Parcelamento

Para pagamentos à vista feitos em janeiro, há um desconto que varia de estado para estado, podendo ser de 3% (São Paulo) até 10% (Alagoas e Acre).

Os pagamentos efetuados em fevereiro não concedem desconto, assim como o parcelamento, que é feito em até três vezes, com a primeira prestação em janeiro, a segunda em fevereiro e a terceira em março.

Isenção

Pessoas com deficiência física, taxistas, carros que foram roubados ou furtados, vítimas de estelionato ou que tiveram baixa de benefício estão isentos do pagamento de IPVA 2020. 

Além disso, são isentos do imposto carros com mais de 15 anos de fabricação, exceto nos estados de São Paulo, Alagoas, Paraná e Rio Grande do Sul, onde é preciso que o carro complete 20 anos de fabricação para ter direito à isenção.

Prazo e Vencimento

Em todos os estados do Brasil é obrigatório que a primeira parcela do IPVA seja paga em janeiro, principalmente caso o motorista opte pelo pagamento à vista, aceito apenas neste mês. As datas específicas são determinadas pela placa do veículo e variam dependendo de cada estado. Sendo assim, é necessária a consulta ao site da Secretaria da Fazenda para informações mais precisas. 

Após o vencimento do prazo, é aplicada uma multa diária. Em São Paulo, a cobrança é de 0,33% ao dia. Após 20 dias, há uma cobrança fixa de 20% do valor total do imposto. Se mantiver a inadimplência, a multa sobe para 40% e será impossibilitado o licenciamento do veículo.

E se você está pensando em trocar de carro esse mês, aproveite nosso lote de veículos seminovos já com a primeira parcela do IPVA 2020 paga! 

Entre com contato pelo WhatsApp: (16) 981346650

 

Gostou? Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •